12/10/2011 21h55 - Atualizado em
12/10/2011 22h45
Milhares de pessoas protestam contra corrupção em 16 capitais
Manifestações foram organizadas em redes sociais na internet.
Nesta quarta-feira (12), milhares de pessoas foram às ruas de 16 capitais em manifestações contra a corrupção. Em Brasília, 20 mil pessoas percorreram a Esplanada dos Ministérios, o Congresso e o Palácio do Planalto. Os manifestantes levaram vassouras e uma pizza gigante.
“Eu acho que a gente reclama muito e faz pouco”, comenta uma jovem.
As manifestações, que aconteceram em diversas cidades do Brasil, foram organizadas de uma maneira diferente, sem partidos políticos, sem a participação de sindicatos. As pessoas que saíram às ruas neste feriado para protestar contra a corrupção se organizaram através internet, usando as redes sociais.
“Esta mobilização, de uma vez por todas, é necessária para que as pessoas se conscientizem”, comenta a professora Geisa Alexsandra.
No Rio de Janeiro, o protesto seguiu pela orla de Copacabana, ganhando o apoio dos moradores. Dois mil manifestantes usaram cartazes, mascaras e até o próprio corpo para mandar o recado.
“Acho importante essa participação, principalmente da juventude, porque a gente é que vai tomar conta do país nos próximos anos”, diz o estudante Hugo Soares.
Muitos jovens se reuniram em Curitiba e também em Salvador, em uma passeata que percorreu parte da orla.
O endereço do protesto em São Paulo foi a Avenida Paulista. Mais de 2 mil pessoas caminharam até o centro. Um homem foi preso por quebrar vidraças de lojas. Os participantes pediam o fim do voto secreto no Congresso, a aplicação da Lei da Ficha Limpa e a transformação da corrupção em crime hediondo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário